quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

A Busca pela informação na era digital

A internet é um aliado da população quanto a busca por informação. A web permite um fluxo sem interrupções de informações, o que agiliza de certa forma o processo jornalístico, e acaba alterando o modo de como se dá a obtenção das notícias pelas pessoas, onde em um mundo como o de hoje, as pessoas buscam saber sobre tudo e primeiro que todos.
Os sites de notícias, aliados às pessoas nessa constante busca pela informação requer objetividade, assim como qualquer outro veículo informativo, no entanto, de uma forma no qual informe o leitor mais rapidamente e ao mesmo tempo, agregando um valor diferencial ao seu texto. Além disso, através da navegabilidade, evita que o usuário se perca ao ler um texto sendo viável que o profissional responsável, no caso, o webjornalista evite repetir informações e ofereça atalhos, links ao leitor para informações complementares. Além do mais na elaboração de uma notícia on-line a visibilidade possibilita que as informações sejam facilmente identificadas. O imediatismo, Uma marca característica possibilita que as notícias sejam postadas à medida que ocorrem.
Essa busca pela informação on-line muda o modo de produção das notícias. Elas são remetidas à especificidade do meio de modo que a internet agiliza o processo jornalístico, uma vez que através desta mídia, o repórter faz a transmissão das notícias aos seus redatores dos próprios locais dos acontecimentos. Com um notebook, um celular e uma máquina digital, o jornalista acaba tornando-se em si, uma “redação ambulante”.
Quanto à sociedade que usufrui das notícias on-line, esta cresce cada vez mais. Uma das vantagens que chama a atenção dos usuários é o fato de poderem receber editoriais específicos, de seus interesses, pelos seus emails. Essa, inclusive é uma característica do jornalismo on-line, a segmentação da notícia, num ponto no qual não podemos discordar que é mais cômodo abrir seu e-mail e estar tudo ali, pronto. Nas notícias on-line o ideal é facilitar a compreensão do conteúdo sem perder a profundidade. Os espaços interativos, fóruns ainda vêm para estimular a interatividade entre o jornalista e o seu leitor nos sites de notícias de modo que ele pode assim, obter um retorno do seu trabalho.
Além de proporcionar informação, possui um vasto campo de pesquisa para tudo e todos os assuntos, incrementando ainda mais uma notícia e/ou abolindo possíveis dúvidas sobre algum assunto em questão.
Porém, a especialização de um profissional voltado a este jornalismo ainda aparece de uma forma embrionária, no qual merece mais investimento em sua produção. Há sites que simplesmente copilam conteúdo dos outros, às vezes nem mesmo citando suas fontes.
O fato é que quanto à questão da transmissão de informação e a circulação de notícias, as tecnologias, como a internet simplesmente acrescentam e aprimoram essa constante busca pela informação que requer um mundo globalizado.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Jornalismo_online
http://www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/seminario/luciana.htm

Acadêmica: Juliana Pedroso

Nenhum comentário: