sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Educação Á Distância.

Lirio Pilger

Educação a distância ou EaD, chamada por muitos de teleducação é a modalidade de ensino que permite que o aprendiz não esteja fisicamente presente em um ambiente formal de ensino-aprendizagem, sala de aula.
O desenvolvimento do EaD teve basicamente 3 gerações, conforme os avansos tecnológicos e da cominucação de cada época.
1ª geração: Ensino por correspondencia, iniciado no seculo XIX. No Brasil temos como exemplo o Instituto Universal Brasileiro.
2ª geração: Teleducação/ Telecurso, programas radiofonicos e televisivos, aulas expositivas, fitas de video e material impresso.
3ª geração: em ambientes interativos, é o que predomina no momento atual, os meios utilizados são: teleconferencia, chat, forum de discussão , correio eletronico, weblogs, plataformas de ambientes virtuais que possibiltam interação multidirecional entre alunos e tutores ( professor) .
Conforme José Manuel Moram , o processo de mudança na educação a distância não é uniforme nem fácil. Esta mudando aos poucos, em todos os níveis e modalidades educacionais. Há uma grande desigualdade econômica, de acesso, de maturidade, de motivação das pessoas. Alguns estão preparados para a mudança, outros muitos não. É difícil mudar padrões adquiridos (gerenciais, atitudinais) das organizações, governos, dos profissionais e da sociedade. E a maioria não tem acesso a esses recursos tecnológicos, que podem democratizar o acesso à informação. Por isso, é da maior relevância possibilitar a todos o acesso às tecnologias, à informação significativa e à mediação de professores efetivamente preparados para a sua utilização inovadora.
Mas através das EaD dá-se um passo importante para a democratização do acesso ao ensino, levando cursos a regiões distantes das instituições de ensino público e privado, incentivando jovens e adultos a melhorar seu nível de conhecimento.

Nenhum comentário: